quinta-feira, 25 de julho de 2013

UOL AGORA














Câmera de segurança flagra descarrilamento de trem na Espanha

Do UOL, em São Paulo
Uma câmera de segurança localizada na ferrovia em Santiago de Compostela, na Galícia, noroeste da Espanha, flagrou o momento em que um trem descarrilounesta quarta-feira (24). Segundo a imprensa espanhola, o excesso de velocidade foi a causa do acidente.
O número de mortos no descarrilamento do trem é de ao menos 78 pessoas. Os socorristas retiraram mais de 70 corpos das ferragens do trem e quatro feridos morreram no hospital, disse à "AFP" um porta-voz do Tribunal Regional da Galícia nesta quinta-feira (25). Outras 143 estão feridas em uma das maiores tragédias da história ferroviária do país, a primeira com um trem de alta velocidade na Espanha.
Segundo as autoridades locais, o trem transportava 222 passageiros e fazia a ligação entre Madri e a cidade de El Ferrol.
Ampliar

Trem descarrila e deixa mortos e feridos na Espanha32 fotos

12 / 32
24.jul.2013 - Vitimas do acidente de trem perto de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha, são ajudadas por equipes de resgate. Pelo menos 56 pessoas morreram após o descarrilamento do trem Leia mais Reuters
Um dos maquinistas do trem ficou preso na cabine da composição. De acordo com notícia do jornal espanhol "El País", ele se comunicou com a estação de controle logo após o acidente, quando ainda não sabia das consequências.
Fontes da investigação relataram ao jornal que o maquinista se queixou de dores na coluna e costelas e de que não podia sair. "Espero que não haja mortos, porque cairão sobre minha consciência", teria dito o condutor.
Fontes confirmaram ao El País que o condutor confessou que ia a 190 km/h, quando o limite no trecho - uma curva fechada - é de 80 km/h. As investigações ainda não apontam se o excesso de velocidade e o descarrilamento decorrente dele ocorreram for falha humana ou técnica.
A curva que exige a frenagem sucede um trecho de 80 km de distância, entre Ourense e Santiago de Compostela, que o trem de alta velocidade percorre a mais de 200 km/h. 

COMENTÁRIOS 40

Avatar do usuário
  1. Avatar de _CHUÁ_

    _CHUÁ_

    12 minutos atrás
    A sobrelevação (diferença entre as cotas do topo dos trilhos) me parece demasiadamente baixa, neste caso seria erro de projeto, geralmente adota-se um fator de segurança para a concepção de tais projetos, e mesmo com o trem a 180km/h ele deveria ter conseguido fazer a curva, existem ainda diversos dispositivos de segurança contra o excesso de velocidade, tem mais aí do que a mídia noticia....
  2. Avatar de Mathis

    Mathis

    14 minutos atrás
    É de fundamental importância, se ter sistemas de sinalização e controle de concepção "fail safe"(ATP e ATO ou CBTC) para operação ferroviária. Com esses sistemas, certamente estes fatos não ocorreriam.
  3. Avatar de Groo O Errante

    Groo O Errante

    16 minutos atrás
    Aí eu fico pensando: "como tem gente besta no mundo", como cantava Falcão. Um condena o condutor, outro o chama de "piloto", outro diz que não precisa de investigação e outro diz que há um "sobre-salto" (sic) na imagem. A gravação começa em 20:43:57 e segue segundo a segundo sem corte de edição ou "sobressalto" algum - até porque câmera de vídeo não assusta. É óbvio que "o excesso de velocidade é visível", porque se estivesse a 80 km/h não teria descarrilado. A investigação é para saber porque o trem chegou à curva em excesso de velocidade. Foi culpa do condutor? O sistema de controle de velocidade falhou? Os freios falharam? 78 pessoas morreram, é possível que morram mais. Não é uma tragédia, são várias tragédias pessoais, gente que morreu, gente que se feriu. Eu fiquei consternado. Torço para que as famílias tenham força para superar suas perdas, e que se estabeleçam as causas e responsabilidades com justiça, para que não ocorra de novo.
  4. Avatar de guinlly

    guinlly

    17 minutos atrás
    fácil julgar o que ele estava fazendo a 180 km p/ hora sem ao menos saber o que pode ter ocorrido com o trem com o sistema...cuidado antes de diagnosticar que o ocorrido foi culpa do piloto...
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
Leia os termos de uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário