terça-feira, 26 de março de 2013

G1 - RJ URGENTE















26/03/2013 16h17 - Atualizado em 26/03/2013 21h31

Paes fecha Engenhão após relatório que aponta problemas na cobertura

Documento foi feito por construtoras e entregue ao prefeito do Rio.
Jogos do Campeonato Carioca não acontecem mais no estádio.

Tássia ThumDo G1 Rio
152 comentários
GloboCop filmou detalhe da rachadura na estrutura da cobertura do Engenhão (Foto: Reprodução / GloboCop)GloboCop filmou detalhe da rachadura na estrutura da cobertura do Engenhão (Foto: Reprodução / GloboCop)
O estádio João Havelange, o Engenhão, não será mais palco dos jogos do Campeonato Carioca. Nesta terça-feira (26), o prefeito Eduardo Paes decidiu interditar o local por tempo indeterminado, após o laudo de uma empresa alemã, feito a pedido da Odebrecht e da OS, consórcio que finalizou as obras do estádio, que aponta problemas na cobertura do estádio, que colocariam o público em risco. Imagens feitas pelo GloboCop encontraram rachaduras na estrutura metálica que sustenta a cobertura. Com o Maracanã em obras para a Copa, os jogos do Campeonato Brasileiro também seriam realizados no estádio.
"Não é admissível que um estádio com tão pouco tempo de vida já apresente um problema dessa monta, que tem que enfrentar situações como essa. (...)  Não há dúvida que o futebol carioca sai prejudicado", disse Eduardo Paes, após reunião com os presidentes dos clubes de futebol do Rio na noite desta terça.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) analisa se a rodada do Campeonato Carioca será cancelada ou os jogos serão transferidos. Fluminense x Macaé, nesta quarta (27), e Botafogo x Friburguense, na quinta (28), eram as próximas partidas.
Paes informou que a prefeitura pode ser a responsável por custear as reformas para solucionar o problema. Em 2007, quando a Odebrecht e a OS assumiram as obras, o contrato previa que o consórcio não se responsabilizaria por problemas no projeto, apenas pagaria por eventuais danos na execução. O consórcio das duas empresas assumiu após a Delta deixar a construção, sob o argumento de que não teria condições de concluir a montagem da cobertura metálica a tempo para os Jogos Pan- Americanos.
Vistoria
Nesta quarta-feira (27), será feita uma vistoria com o um representante da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe) e um engenheiro.
Paes explicou que o documento entregue pela empresa alemã indica que um conjunto de fatores, como vento e temperatura, podem levar a estrutura da cobertura a condições de risco. Os técnicos não informaram se o problema é no projeto ou na execução. Segundo as análises preliminares, no entanto, seria um erro de projeto. Além do laudo da companhia alemã, outros dois laudos foram entregues à prefeitura. Um deles também apontava problemas na estrutura que suporta a cobertura.
Inaugurado em junho de 2007, o Engenhão demorou três anos para ser construído e custou cerca de R$ 380 milhões. Em agosto do mesmo ano, o Botafogo ganhou a concessão do estádio. O contrato previa a administração por 20 anos pelo consórcio formado pelo clube e mais duas empresas européias.
Estádio é usado por Botafogo, Flamengo, Fluminense e nos clássicos (Foto: Reprodução / GloboCop)Estádio é usado por Botafogo, Flamengo, Fluminense e nos clássicos (Foto: Reprodução / GloboCop)

tópicos:
veja também
  • imprimir
  • entre em contato
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo

152 COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário